Pesquise sobre ensino

sábado, 29 de outubro de 2011

Só com luta conseguimos algo

Esta semana, depois de muito esforço dos professores e alunos da minha escola Estadual, conseguimos que não fechassem as turmas como o governo queria (duas turmas do 1º ano, duas turmas do 2º ano).

Esta é mais uma prova de que o povo pode sim se organizar e conseguir vetar os devaneios dos nossos governantes.
O coordenador da metropolitana 3, coordenadoria responsável pela área onde está localizada minha escola, falou para a direção "por telefone" que mantinha a ordem de fechamento das turmas. Nesta quarta-feira, os professores junto com os alunos e representantes do Sindicato (SEPE) foram a 'metro' e conseguiram que esta decisão não fosse adiante. Uma vitória.

Logo a noite, no mesmo dia, foi realizada uma comemoração por esta vitória na porta da escola. Bom, assim agora esta tudo bem, não é?
Não, puro engano. Agora os alunos estão sendo pressionados a fazerem o SAERJINHO, e para garantir até uma coordenadora pedagógica (enviada pela metro para "ajudar a escola" sem fazer nada) pediu INDELICADAMENTE que um professor se retirasse da turma do 3º ano, enquanto a mesma 'conversava' com os alunos.

Os professores estão sendo pressionados pela direção, que não sabe se corre ou se fica. E acredito que ter batido de frente com esta gente vai render aos profissionais desta escola muitas outras lutas....

O importante é o que conseguimos ensinar para nossos alunos nestas últimas semanas: o povo pode sim, o povo tem voz, o povo unido consegue mudar o país, basta querer. Eu digo querer, pois eu mesma não acreditava que poderíamos ter seguido tão adiante, mas nunca deixei de tentar.

Nossos alunos com certeza levarão esta vitória para toda sua vida, vão poder dizer que lutaram e conseguiram. Lições de cidadania que não são aprendidas somente em sala de aula: deve ser praticada.

Espero que este relato ajude a outras pessoas a entenderem o seu poder.

Não é porque foram eleitos que os governantes podem fazer o que vier na cabeça, podemos lutar, não precisamos esperar até as próximas eleições para ver se muda algo.

Obrigada pelo apoio,
Tatiana

2 comentários:

  1. De fato, se existir união, conquistamos o que almejamos... Mas, convenhamos, Ô categoriazinha mais desunida essa a nossa! Nunca vi igual... Tem professor que quer mostrar resultados individualmente e não pensa no coletivo, aliás, a rede municipal e estadual está cheia destes professores... e tem quem, enfim, pense em qualidade e nos alunos.

    Curti o seu blog, estou seguindo, já e o linkei em minha página. Pode fazer o mesmo e me dar uma forcinha?

    profmodeon.blogspot.com Onde conto meus acertos e tropeços enquanto professora. ^^ Beijos.

    ResponderExcluir