Pesquise sobre ensino

sábado, 22 de outubro de 2011

A mais nova do Estado

Esta notícia não está sendo divulgada!!!!

Nosso querido governo está fechando turmas do ensino Médio e Fundamental em toda a rede do Estado do Rio de Janeiro. Escolas estaduais que funcionam em prédios compartilhados com a prefeitura local são as mais prejudicadas neste fim de ano.
Só na minha escola pediram o fechamento de 6 turmas esta semana! Lutamos e já conseguimos que não fechem duas, mas ainda pensamos no total: não queremos que fechem nada.
Os motivos para o fechamento: muitos alunos com frequência baixa ou desistentes. Isso pelo menos é o motivo que alegam.
Os motivos reais prováveis: corte no orçamento da Educação, fechando turmas se justifica fechar escolas e remanejar professores. O que significa que muitos professores vão sair de suas escolas neste fim de ano tentando se encaixar em vários buracos na grade das escolas que ainda terão alguma carência. Os alunos serão avaliados por professores que não conhecem, pois seus professores terão deixado a escola e os outros, que sobrarem, entrarão em salas de aula durante 4 semanas para conhecer, "ensinar" e avaliar os alunos no último bimestre do ano (fora o caso onde cada turma está estudando uma determinada parte do conteúdo; o professor deverá ainda, regular o conteúdo que alguns alunos já estudaram e os outros não).
Isso é claro na melhor das hipóteses. Há os casos onde toda a escola será fechada.

Entendam. Nós, professores que lutam contra este ato do governo, não somos contra as turmas vazias serem fechadas. Acreditamos, inclusive, que as turmas devem ter um número razoável de alunos. Não somos a favor de manter turmas vazias só para justificar a abertura de várias turmas e com isso manter mais professores na escola. Mas esta questão não se aplica neste caso.
Se as escolas estão sendo acompanhadas há anos por inspetores e as tais OG's, porque esperar o início do 4º bimestre para mudar a vida de tanta gente?

Cadê o respeito com os professores? Vamos parar em qualquer escola agora, com o nosso ano todo planejado e funcionando? (cada um tem seus compromissos pessoais e profissionais fora do Estado)
Cadê o respeito com os alunos? Agora no fim do ano mudar de professor, método de ensino e método de avaliação? E aquelas turmas que não podem ser unidas por uma questão social, onde o conflito entre os alunos seria um grave fator contra a educação e a saúde dos mesmos? (uma escola pode atender a diversas comunidades)

Não só as escolas "compartilhadas" estão sofrendo esta mutilação no seu corpo docente e discente (muitos alunos já estão alegando que não continuaram nestas escolas...). Existem escolas que possuem os 3 turnos (manhã, tarde e noite) com turmas cheias que estão fechando até 10 turmas do horário noturno.

Questionamos o verdadeiro motivo para o fechamento de turmas/escolas e o verdadeiro benefício que trará para a sociedade deste Estado. Questionamos o valor pedagógico tão falado pelos "especialistas" em congressos, mídia televisiva e em reuniões internas do Governo (entre coordenadores da Educação e professores e diretores) e, que não está presente nesta hora, neste discurso.

Questionamos a mídia que não divulga esta ação de grande porte coordenada pelo Governo. O que está em jogo? Quem lucra mais não transmitindo esta informação: o governo ou as emissoras? Onde está o compromisso da mídia com seus 'consumidores' (telespectadores e ouvintes)?

Questionamos as pessoas que acham isso tudo normal e colocam 'panos quentes' dizendo: vai dar tudo certo, está tudo bem, não é assim tão mau... só vai mexer um pouquinho com a escola.... vai dar tudo certo... o importante é que temos saúde.

Quem acredita que podemos melhorar este Estado (quem sabe, também o país), não fique omisso.
Não precisa divulgar este blog, basta que faça sua parte divulgando a luta.

Agradecida,

3 comentários:

  1. A desorganização e a incompetência do nosso diretor regional da metro III é inadimissível! Não levam em conta as necessidades da escola. Nós, professores que estamos vivendo a realidade da escola, comunicamos ao quadro de horário (em novembro de 2010) que não havia necessidade de abrir uma turma 2004 e sim uma 902. Simplesmente fomos ignorados! Agora, no fianl do 4º bimestre, eles chegaram a conclusão que há turmas vazias, causando assim um desperdício de dinheiro público. Gente.......isso é uma piada!!!!! Eles levaram 1 ano pra conseguir entender o que nós havíamos informado???? É uma total falta de respeito com professores e alunos! Não somos apena números! Se em 2012 o Sr Alan Figueiredo Marques - diretor administrativo da metro III (matrícula:834274-3), realmente tiver interesse em conhecer as necessidades da escola, estaremos à disposição para conversarmos democraticamente e chegarmos a um acordo sobre o futuro do Colégio Estadual Teresa Cristina. Entretanto, agora, no dia 22/10/2011, sem sequer ter nos enviado um documento oficial determinando o fechamento das turmas, assinado por ele e constando sua matrícula, não aceitaremos uma ordem dada apenas por telefone, sem testemunhas e que não é oficial. Se não tem documento escrito, não é oficial!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente!!!!

    Juntos pela causa!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir